Mascara_busó.jpg


Summary

Description
Português: Madeira. Mohács, Hungria.1985. Doação Andras Bascah. Acervo Museu da Imigração de São Paulo. Essa é uma máscara Busó e veio de uma cidade da Hungria chamada Mohács, que atrai anualmente muitos visitantes no período do Carnaval. O motivo é o Busójárá, desfile de Busós, evento em que mascarados desfilam, dançam, brincam e fazem muito barulho pelas ruas da cidade, vestidos com assustadoras máscaras de madeira. Além da máscara, faz parte do traje Busó grandes casacos de lã de carneiro, calças largas brancas e botas, além de sinos e chocalhos de madeira. Cada Busó tem uma aparência única. As máscaras são artesanais e tradicionalmente feitas em madeira de salgueiro e pintadas com sangue de animais. Elas possuem um olho assustador, dentes à mostra, sobrancelhas franzidas, chifres de carneiro e cabelos de lã. As mulheres vestem roupas tradicionais Šokci, composta de saia, avental, xale e uma máscara com véu de renda cobrindo o rosto. A celebração do Carnaval em Mohács dura seis dias e termina com um ritual simbólico chamado de o “Enterro do Farsang”, em que um caixão é queimado na Praça Széchenyi para espantar o inverno e dar boas vindas à chegada da primavera.
Date
Source Own work
Author Museu da Imigracao de São Paulo

Licensing

I, the copyright holder of this work, hereby publish it under the following license:
w:en:Creative Commons
attribution share alike
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • share alike – If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same or compatible license as the original.

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Items portrayed in this file

depicts

1 February 2015